A influência de uma instituição formal no processo de internacionalização de empresas
Resumo
A globalização dos mercados é um fato que está em progressivo desenvolvimento e, neste sentido, o entendimento dos aspectos culturais e sociais surge como desafio fundamental no processo de internacionalização das empresas, na busca de mercados globais, na conquista e principalmente na manutenção desses novos consumidores. Destaca-se que é fundamental compreender o contexto em que se situam as organizações para poder entender suas estruturas e processos. A organização situada em um ambiente institucional define sua estratégia e as competências necessárias para implementá-las em um processo de aprendizagem permanente. A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o papel da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha Rio Grande do Sul (AHK RS) no processo de internacionalização de empresas associadas. Tendo em vista a relevância que a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha exerce por intermédio do fomento e estímulo às relações econômicas bilaterais entre os dois países, optou-se pelo estudo de caso como método de estudo. Assim sendo, para cumprir com o objetivo proposto, realizou-se seis entrevistas, nas quais duas foram com membros da AHK RS (diretora e colaboradora) e as demais foram com empresas associadas à Câmara de Comércio e Indústria Rio Grande do Sul localizadas na cidade de Panambi. Durante a pesquisa foi notório que o fomento e o estímulo às relações econômicas bilaterais entre Brasil e Alemanha estão no centro dos objetivos e da missão da Câmara. Ademais, percebeu-se que a instituição auxilia a tornar o sul do país mais conhecido na Alemanha e Europa, abrindo portas para a produção e os serviços de seus associados no mercado internacional. Constatou-se ainda que a Câmara, no seu papel de instituição, atribui legitimidade para os seus associados, servindo como um selo de qualidade e confiança. Dentre os motivos que levaram as empresas a se associarem à Câmara, destacam-se o fato da instituição ter uma referência estabelecida à longa data, o networking promovido pela mesma, o estímulo do relacionamento entre empresas e o auxílio da AHK RS nas negociações, missões empresariais e no intermédio entre órgãos governamentais. Ainda, dentre as barreiras enfrentadas pelas empresas ao expandirem seus negócios para o mercado internacional, a falta de conhecimento sobre os mercados estrangeiros, o idioma e as barreiras comerciais, tributárias e tarifárias foram apontados pelos entrevistados. Nesse quesito, a Câmara oferece o serviço de tradução para suprir o obstáculo do idioma, além de fornecer network, know-how e feiras para os seus associados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: