Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado Junior, Felipe Stanque
dc.creatorSipmann, Osmar
dc.date.accessioned2019-07-16T13:03:59Z
dc.date.available2019-07-16T13:03:59Z
dc.date.issued2010-12-28
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17458
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article tells a case study that searched the digital room underuse reasons, in a states public school in Três de Maio, Rs. This research was developed to the course of Specialization in Information and Communication Technology Apply at Education, in Distance Education as a final work, in the UAB system by Federal University of Santa Maria, RS, in the first semester of 2010. The study searched about the cause of this underuse and difficulties faced by researched school teachers in taught classes with ICTs help in computer room. It inquired the knowledge of searched school teachers about ICTs. To know the reality we developed a qualitative and quantitative research. It was developed and implemented a special instrument for collecting data from teachers of that school, an online questionnaire (survey). The theory and acquired data allowed to conclude that the main cause of underuse of the digital room in the researched school is the insufficient knowledge in informatics and ICTs area by teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs na educaçãopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectICTs in educationeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleA dificuldade para o emprego das TICs por professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Três de Maio, RSpor
dc.title.alternativeThe difficulty for the use of ICTs by elementary school teachers: the study of a case in a public school in the town of Três de Maio, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo relata um estudo de caso que buscou conhecer as causas da subutilização da sala digital de uma Escola Pública Estadual do município de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do trabalho de conclusão de curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, no primeiro semestre de 2010. O estudo buscou conhecer as causas desta subutilização e as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola pesquisada em ministrar aulas com o auxílio das TICs na sala digital. Averiguou o conhecimento dos professores da escola pesquisada a respeito das TICs. Para conhecer a realidade foi desenvolvida uma investigação quali-quantitativa. Foi elaborado e aplicado um instrumento especial para a coleta de dados junto aos professores da referida escola, um questionário on-line (survey). A teoria e os dados obtidos na pesquisa permitiram concluir que as principais causas da subutilização da sala digital da escola pesquisada são os conhecimentos insuficientes na área da informática e das TICs pelos professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto