A dificuldade para o emprego das TICs por professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Três de Maio, RS
Resumen
Este artigo relata um estudo de caso que buscou conhecer as causas da subutilização da sala
digital de uma Escola Pública Estadual do município de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui
apresentada foi desenvolvida dentro do trabalho de conclusão de curso de Especialização em
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela
Universidade Federal de Santa Maria, RS, no primeiro semestre de 2010. O estudo buscou
conhecer as causas desta subutilização e as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola
pesquisada em ministrar aulas com o auxílio das TICs na sala digital. Averiguou o conhecimento
dos professores da escola pesquisada a respeito das TICs. Para conhecer a realidade foi
desenvolvida uma investigação quali-quantitativa. Foi elaborado e aplicado um instrumento
especial para a coleta de dados junto aos professores da referida escola, um questionário on-line
(survey). A teoria e os dados obtidos na pesquisa permitiram concluir que as principais causas da subutilização da sala digital da escola pesquisada são os conhecimentos insuficientes na área da
informática e das TICs pelos professores.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: