Produção textual e leitura nos anos iniciais com a utilização das tecnologias e mídias educacionais
Resumo
Este trabalho pretende buscar novas alternativas, através de uma ação intencional
que torne possível repensar a sala de aula. Um novo modelo, onde a utilização de
tecnologias e mídias educativas propicie um ambiente saudável, acolhedor e
estimulador da produção textual e leitura de diversos gêneros. Diante disso, é
preciso refletir sobre as atitudes e questões apresentadas no cotidiano escolar,
principalmente sobre as dificuldades dos docentes em consolidar uma prática
prazerosa de leitura às crianças do ensino fundamental nos anos iniciais. Nessa
perspectiva a prática estará baseada em uma visão sociointeracionista acreditando
no potencial de cada um dos alunos, respeitando seu tempo e seus saberes.
Apresentando a função dos recursos tecnológicos e da informática no processo
ensino aprendizagem como a democratização do acesso ao conhecimento. Ao
mesmo tempo é imprescindível mudar o conceito tradicional de sala de aula, de
ensino e de organização dos procedimentos educativos; oportunizando a construção
do saber, desencadeando a autoria, a investigação, o estabelecimento e o
compartilhamento de idéias. A utilização das tecnologias como ferramenta para o
desenvolvimento da produção textual e leitura nos anos iniciais, ainda se dá de uma
forma muito tímida, talvez porque a profissão de professor sempre teve uma relação
direta com livros, giz, quadro negro e papel. Nos últimos tempos, o universo de
recursos nas escolas entrou em expansão; televisão, internet, vários recursos
tecnológicos a disposição dos docentes, trazendo novas perspectivas para o ensino.
A partir deste estudo propomos construir atitudes afirmativas e críticas em face de
utilização das tecnologias e mídias educacionais.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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