Quem não é visto, não é lembrado: um estudo sobre a relação das micro e pequenas empresas com a cultura do marketing digital
Resumo
O estudo busca compreender um breve histórico do marketing pós-digital na sociedade, através das novas formas de consumo, entendendo seus passos até a cultura do cenário do marketing digital. Contextualiza, em seguida, o segmento das micro e pequenas empresas como papel importante no âmbito econômico e, por isso, plausível de análise em uma pesquisa de comunicação. Além disso, busca esclarecer aspectos organizacionais das micro e pequenas empresas dentro da era digital, a fim de estabelecer uma conexão com o marketing digital. Com isso, procura-se analisar e compreender a relação das micro e pequenas empresas com a cultura do marketing digital além de oferecer ponderações técnicas sobre a compreensão, eficiência e possíveis impactos que essa relação tende a gerar, de forma palpável as duas partes de interesse deste estudo, a microempresa e o profissional de comunicação. Para tanto, através de entrevistas em profundidade, foi possível compreender como as micro e pequenas empresas parecem construir sua presença digital. A metodologia do estudo se concentra em um levantamento bibliográfico dos dois cenários, comunicacional e corporativo, seguida de uma pesquisa exploratória com microempresários da cidade de Santa Maria/RS. Como resultado da pesquisa foi possível compreender a visão do microempresário em relação a cultura do marketing digital e as mudanças que ela exigiu para sua empresa, possibilitou a identificação das dificuldades e barreiras percebidas nessa adaptação, além de mensurar os potenciais impactos oriundos da relação. Analisaram-se, dessa forma, cinco principais aspectos: proposta de valor, capacitação técnica, cultura digital, performance de resultados e comunicação e mercado.
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