Dos vestiários às ruas: uma análise sobre o posicionamento da linha Adidas Originals
Resumo
A problemática que orienta esse trabalho inicia a partir da observação de um novo cenário no mercado da moda esportiva, no qual artigos esportivos passaram a ser objetos de desejo para compor estilos, usados não só para o dia-a-dia como também para ir ao trabalho e a festas. Nesse contexto, observando o fato de que a Adidas Originals renovou o conceito da marca, investindo em moda e estilo em detrimento da performance, desenvolveu-se o interesse na realização desta pesquisa. Desse modo, nosso problema centrou-se em compreender de que forma se dá a percepção do posicionamento do objeto de estudo entre seus consumidores e se este posicionamento corresponde com o estilo de vida projetado pela marca. Como objetivo geral, identificamos a finalidade de compreender como se dá a percepção que os usuários da Adidas Originals têm do posicionamento da marca, segundo a perspectiva socioantropológica do consumo de García Canclini (2001). Para cumprir com tais objetivos, a metodologia foi dividida em três diferentes tipos complementares: 1. a quantitativa, através de um questionário online, 2. a qualitativa, através de um grupo focal e, por fim, para complementar a coleta de dados qualitativos, foram utilizadas 3. Técnicas Projetivas. Como parte dos resultados concluímos que a percepção dos consumidores da Adidas Originals mostrou-se coerente ao posicionamento da marca, uma vez que a marca explora o campo da criação, inovação, quebra de padrões e da originalidade. Finalmente, confirma-se que o posicionamento da Adidas Originals está intrinsecamente relacionado ao estilo de vida projetado pela marca.
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