Proposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdo
Resumo
A presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e será desenvolvida através de fundamentação teórica e entrevista com profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Para atender ao objetivo desta pesquisa,optei pela pesquisa qualitativa, pois,nas pesquisas das ciências humanas,essa se torna mais adequada. Essa metodologia foi constituída em algumas etapas: levantamento sobre os documentos internacionais que tratam da educação e da educação especial, as políticas públicas de educação e educação especial do Brasil bem como a legislação que trata da educação especial na perspectiva da inclusão;Levantamento de dados;Realização de entrevista semi estruturada aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, análise de dados e algumas considerações. Os dados coletados junto a SMED –SM mostram que,no Plano Municipal de Educação,constam propostas pedagógicas de inclusão, no entanto,as mesmas não estão sendo operacionalizadas nas escolas do município de Santa Maria –RS conforme informações da Secretaria Municipal de Educação Especial.
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