Práticas pedagógicas com crianças surdas inseridas na escola municipal para ouvintes
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Data
2017-01-13Autor
Souza, Michelle Aparecida Nascimento
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização da criança surda em uma escola municipal para ouvintes. O interesse por essa pesquisa emana das experiências vivenciadas nas aulas do sexto semestre na disciplina de Ensino da Língua Portuguesa para Surdos, observações e intervenções realizadas no sétimo semestre na disciplina de Estágio Supervisionado/Surdez, em uma escola municipal de Santa Maria-RS. Tendo como campo de investigação uma escola que possui um aluno surdo, frequentando a pré-escola (Pré A) com colegas ouvintes. Além das observações já realizadas nas disciplinas anteriormente mencionadas, usou-se, como instrumento metodológico, fundamentação teórica baseada na perspectiva bilíngue da educação de surdos, entrevista semi-estruturada aplicada à professora regente da turma e à Educadora Especial que acompanha este aluno na sala de aula juntamente com seus colegas e, por fim, análise e considerações. Pôde-se constatar que a escola não está totalmente adequada ao processo de inclusão visto que não tem instrutores surdos/ouvintes e os professores não têm curso de formação específica em Língua de Sinais e tampouco dominam esta língua espaço visual.
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