dc.contributor.advisor | Guareschi, Taís | |
dc.creator | Favarin, Priscila dos Reis | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:47:14Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:47:14Z | |
dc.date.issued | 2017-12-07 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17842 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work aims to analyze to what extend the Special School Jandira Tolentino it’s constituted as a space that promotes significant social interactions for the students with intellectual disability. Therefore, I opt per realize a case study, of qualitative character, with a semi structured interview. In the achieved results is possible see that all the answers of the students and thecoordinator are positives regarding to the Special School Jandira Tolentino, and that the school is really ready to promotes this interaction between them, because works the inclusion all the time. It is concluded that, with this research, many people will reflect about the subject with intellectual disability. I hope too that the social inclusion be increasingly present in the schools, in the spaces, in the environments and that the schools, along with your team, can study their teaching methodologies, so that the student of EJA really be learning in the classroom. Finally, believe in the other of this case is a determinant factor for a quality education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Interações sociais | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Intellectual disability | por |
dc.title | A promoção de interações sociais para jovens e adultos com deficiência intelectual no contexto da escola especial | por |
dc.title.alternative | The promotion of social interactions for youths and adults with intellectual disability in the context of special school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial Diurno – Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar em que medida a Escola Especial Jandira Tolentino constitui-se como um espaço que promove interações sociais significativas para três alunos adultos com deficiência intelectual. Para tanto, optei por realizar um estudo de caso, de caráter qualitativo, com uma entrevista semiestruturada. Nos resultados alcançados é possível ver que todas as respostas dos alunos e da coordenadora são positivas em relação à Escola Especial Jandira Tolentino, e que a escola está realmente preparada pra promover essa interação entre eles, pois trabalha a inclusão o tempo inteiro. Conclui-se que, com essa pesquisa, muitas pessoas irão refletir sobre o sujeito com deficiência intelectual. Espero também que a inclusão social esteja cada vez mais presente nas escolas, nos espaços, nos ambientes e que as escolas, juntamente com a sua equipe, possam estudar suas metodologias de ensino, para que o aluno do EJA esteja mesmo aprendendo na sala de aula. Enfim, acreditar no outro deste caso é um fator determinante para uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |