Sentimentos e sentidos do querer ser professor de educação especial: uma história autobiográfica
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mais especificamente da história curricular formativa do Curso de Educação Especial, oferecido pela instituição. Por meio deste, procura-se criar uma reflexão acerca da formação do profissional capacitado para atender pessoas com necessidades educacionais especiais, compreendendo essa formação em diferentes momentos da história. Para a realização deste trabalho, foram abordadas referências teóricos através do método da autobiografia, onde aprofundou-se nas características centradas nesse processo metacognitivo, concomitante com o método da pesquisa bibliográfica, que proporciona o aprofundamento no conhecimento da área desejada. Os resultados obtidos demonstram a acuidade de realizar esse exercício reflexivo, pois esse promove um momento introspectivo acerca de nossas vivências, experiências e relações, assim, refletindo em nossos aprendizados e práticas futuras. Também é importante procurar sempre compreender os caminhos constituintes das áreas em que estamos inseridos, no caso deste estudo, visou-se inteirar sobre os processos que fizeram parte da formação do Professor de Educação Especial, em que evidentemente vem de uma reestruturação ao longo das últimas décadas, relacionados diretamente com o contexto político, econômico e social. Conclui-se, que o ato de pensar sobre si próprio, articulado com análises teóricas, cogita também avaliar todos os aspectos de sua formação, considerando essa determinante na constituição de um sujeito tanto no sentido pessoal quanto profissional.
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