Estimulação essencial e a criança com deficiência intelectual
Resumo
O estudo apresentado trata da necessidade da Estimulação Essencial para crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual no período do nascimento aos três anos e onze meses de idade. Desse modo, procurando destacar a diferença que faz para uma criança com deficiência intelectual ser estimulada desde o começo de sua vida, por profissionais capacitados como um Educador Especial, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta, entre outros. Ao pesquisar o desenvolvimento motor de uma criança com deficiência intelectual é necessário destacar que os movimentos de todo o ser humano já se iniciam nos primeiros estágios da vida embrionária. Daí a conveniência de pensar ações estimuladoras e orientação aos pais e cuidadores desde o nascimento da criança. Quanto mais cedo iniciar o processo, melhor serão os resultados.É na faixa etária do nascimento aos três anos de idade que a criança responde melhor aos estímulos,que lhe são oferecidos. Por isso, conhecer o desenvolvimento do Sistema Nervoso é essencial para o entendimento das patologias que comprometem o desenvolvimento.A principal maneira de estimular a criança com deficiência é por meio da interatividade. Conversar, cantar, brincar e diversas outras atividades feitas junto com a criança, fazem com que as áreas do lobo frontal associadas à linguagem, ao movimento, à cognição social e à solução de problemas sejam ativadas, o que gera benefícios para toda a vida, nunca deixando de lado a afetividade, pois é essencial para o processo aprendizagem de uma criança, E uma criança com deficiência precisa do dobro de atenção dos pais ou cuidadores. Este trabalho é um estudo bibliográfico, que se utilizou de registros da literatura específicos e afetos ao tema em estudo e traz como materialidade o resultado prático do trabalho realizado no projeto de extensão que acontece por mais de dez anos, no Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão/NEPES da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Para ilustrar o estudo teórico serão relatados seis casos de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual, atendidas pelo projeto, que estão contidos no Relatório do mesmo, durante o ano de 2016.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: