Uso das tecnologias da informação e comunicação em uma escola de ensino fundamental Sobradinho - RS
Visualizar/ Abrir
Data
2010-11-20Autor
Vendruscollo, Diana Lurdes Muraro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste estudo é contribuir com a reflexão sobre a utilização dos recursos tecnológicos de informática nas práticas escolares como apoio ao processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Seomar Mainardi, do município de Sobradinho. Investigou-se o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem através de questionários, enfocando o conhecimento que os alunos possuíam sobre informática e a utilização da mesma em atividades didático-pedagógicas. Este estudo de caso revelou que, mesmo a escola dispondo de laboratório de informática e de um monitor para auxiliar os professores, poucos utilizam a tecnologia como instrumento pedagógico, percebeu-se que posição dos professores quanto ao uso da informática exige uma discussão importante porque, antes de nos colocarmos contra ou a favor do uso de algum material didático-tecnológico na educação, é preciso ter noção do seu potencial, assim como dos possíveis usos. Constatou-se, portanto a necessidade de formação na área tecnológica para educadores proporcionado segurança e conhecimento quanto à utilização da informática como ferramenta educacional objetivando a formação de indivíduos críticos e participantes na sociedade.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: