Práticas pedagógicas envolvendo alunos com déficit de atenção e o papel do professor enquanto mediador do processo
Resumo
Este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância da prática pedagógica
inclusiva de alunos com déficit cognitivo em salas de aula do ensino regular e
organiza-se em torno de uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Como suporte
teórico para esse estudo, priorizou-se o uso de teorias de autores que contemplam o
tema escolhido, tais como: Carvalho (2004), Mantoan (2002), Bueno (1999), Pan
(2008), Freitas (2004), Ramos (2006), Roth (2008), Varela (1994), Patto (1996),
Collares e Moysés (1996) e outros. O professor em sua prática diária deve procurar
observar o estágio em que o aluno se encontra, considerando seus conhecimentos
prévios para depois traçar e elaborar estratégias em que o aluno com necessidades
educativas especiais possa aperfeiçoar seus conhecimentos, privilegiando o
desenvolvimento e a superação de seus limites intelectuais, comunicativos e outros.
Assim, o objetivo deste estudo foi buscar entender as concepções dos professores
sobre alunos que apresentam déficit cognitivo incluídos na classe comum do ensino
regular. Para isso, foram consideradas as concepções de inclusão e de déficit
cognitivo. A opção metodológica delimitada para a pesquisa foi uma abordagem
qualitativa, seguindo a concepção de Minayo (1999) e como estratégia de coleta de
dados foi utilizada a técnica de entrevista semi-estruturada. Os dados coletados
mostraram que as formas de pensar das professoras sobre temas relacionados à
inclusão escolar encontram-se, ainda, em construção.
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