dc.contributor.advisor | Franciscato, Fabio Teixeira | |
dc.creator | Freitas, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T14:31:44Z | |
dc.date.available | 2016-06-29T14:31:44Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1803 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Based on educational programs and digital inclusion in the constitutional principle of "equal opportunity, education for all "and "citizen autonomy, this study examines the use of computers by students from the third year of high school, Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, em Encruzilhada do Sul. Analyzing the use of computers by students graduating from high school have focused on a collaborative research carried out by students in groups, presenting topics of current or free choice. Served as a parameter to analyze the curriculum of the Informatics discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Autonomia digital | por |
dc.title | Estudo de caso sobre o uso do computador por educandos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros/Encruzilhada do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | |
dc.description.resumo | Baseando-se nos programas educacionais da inclusão digital e nos princípios constitucionais de igualdade de oportunidade, educação para todos e autonomia cidadã, esse estudo analisa o uso da informática por educandos do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, em Encruzilhada do Sul. As análises do uso da informática por concluintes do ensino médio tiveram como foco uma pesquisa colaborativa realizada em grupos, apresentando temas da atualidade ou de livre escolha e, a aplicação dos vários recursos disponíveis no computador aprendidos na disciplina de Informática, oferecida pela escola. Serviu de parâmetro para a análise o currículo da disciplina Informática. Demonstraram, além do domínio das ferramentas trabalhadas no currículo, que há a necessidade de adaptar o currículo à realidade virtual. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |