Gestão escolar e participativa numa perspectiva democrática
Resumo
Neste trabalho é dado enfoque aos resultados de uma pesquisa bibliográfica, que serviu para o
maior conhecimento da realidade vivida pela escola pública, sendo feito uso das idéias de
diversos autores sobre algumas questões relevantes ao andamento do ensino público, tais como: a
gestão escolar participativa, encontros e desencontros da educação pública, os organismos
colegiados. O trabalho ainda apresenta e discute temas importantes como: a reorganização da
escola por meio de sua autonomia, movido pela ética e cidadania que se refere a inclusão do
saber sistêmico, o projeto político pedagógico. A bibliografia investigada e que serviu de
referencial para este trabalho na qual foram pesquisadas obras importantes de teóricos como:
Demo (2001), Luckesi (1994), Belloni (2001), Bordignon (1995) e demais relacionados, tem
entre um de seus objetivos, dar oportunidade, sem sermos prepotentes, aos possíveis leitores
desse trabalho um maior conhecimento sobre as questões referentes ao contexto escolar que,
inevitavelmente, promoverão uma vivência mais saudável nos futuros trabalhos escolares.
Enfatizamos nesta pesquisa, discussões claras e objetivas sobre a situação existente nas escolas
públicas, sejam estaduais ou municipais, que é a mesma independente da esfera a qual a escola se
encontra. Vários são os debates, e cada vez mais freqüentes, envolvendo questões inquietantes
sobre a educação brasileira, isto é, seus avanços, recuos e estruturas. No entanto, sabemos que, na
maioria das vezes, são apenas meras discussões, as quais, esvaziam-se com o tempo pela falta da
prática. Queremos, que este trabalho, monográfico tenha grande relevância para elevação da
qualidade na educação da escola pública brasileira enquanto contribuição para o constante debate
dos vários aspectos que cercam esta instituição responsável por proporcionar o aperfeiçoamento
da cidadania.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: