Gestão escolar e inclusão: o desafio deste processo em escolas de Fortaleza - CE
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Data
2010-09-18Autor
Vasconcelos, Danielle Lima de
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Através da observação em duas escolas de Fortaleza, no Estado do Ceará, sendo uma
da rede pública e a outra da rede privada, esta pesquisa buscou conhecer na prática a
realidade da educação inclusiva. O objetivo foi o de ouvir os sujeitos que constroem o
ensino e conhecer sua visão sobre o que vem a ser, de fato, a inclusão. Para isso,
foram lembrados alguns conceitos essenciais para o bom entendimento do tema, como
também o que diz nossa legislação sobre o direito dos deficientes. Posteriormente, a
importância social da escola é lembrada, bem como o papel da gestão escolar para
garantir o sucesso do processo inclusivo. As dificuldades enfrentadas no cotidiano da
escola, desde mudanças estruturais, como rampas ou a adequação de banheiros, a
capacitação dos professores e os métodos de avaliação dos alunos deficientes também
são comentados. Com o auxílio das idéias de grandes escritores, professores e
pesquisadores da área, o objetivo é o de compreender como acontece a inclusão
escolar e como se portam todos os elementos envolvidos. Dessa forma, será mais fácil
encontrar a melhor maneira de alcançar uma educação de qualidade para todos, sem
distinção. Através da realidade analisada concluiu-se que a inclusão vem acontecendo,
mas é um trabalho lento e gradual que pede o comprometimento da família, da escola e
da sociedade e que precisa, sobretudo, de incentivo por parte do poder público.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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