Gestão democrática: resgatando os valores humanos do ensino religioso nas escolas públicas
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Data
2010-12-17Autor
Vale, Jocilaine Moreira Batista do
Metadata
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O presente trabalho de pesquisa bibliográfica tem como objetivo refletir e analisar as
informações sobre o surgimento histórico do Ensino Religioso e sua relação com base
nos Parâmetros Curriculares nas escolas públicas de ensino básico no Brasil no contexto
da Gestão Escolar e Educacional. O Ensino Religioso surgiu historicamente como
elemento de doutrinação. No Brasil, entretanto, encontra-se, de maneira especial as
recentes reformas da educação nacional que exigiram uma reformulação desta
concepção. A partir do momento que se configura como área de conhecimento,
socialização e valores humanos (éticos e morais), o Ensino Religioso passa a construir
uma identidade pedagógica dentro do referencial de componente curricular na formação
e informação da Educação Básica Nacional, de forma que seja tratado e trabalhado no
universo educacional, não apenas como um elemento eclesial na escola, estranho ao
currículo, mas como disciplina regular centrado nos conteúdos de uma Antropologia
Religiosa, sendo referenciado pelas diversas fases e abordagens, nos diversos períodos
históricos, ressaltando o contexto sócio-político educacional vivenciado nos mais de
500 anos de escolarização, no contexto da Gestão Educacional e Escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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