A inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais por meio das adaptações curriculares
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Data
2011-10-29Autor
Foletto, Maria Rosalina da Trindade
Metadata
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O presente artigo tem a finalidade de relatar a experiência que a escola e comunidade escolar
estão tendo com alunos portadores de necessidades especiais (PNEs).O recebimento de alunos
portadores de deficiência múltipla fez com que a escola se mobilizasse totalmente mudando a
rotina de trabalho dos educadores e educandos afim de proporcionar um atendimento
diferenciado daquele que até então estava acostumado a realizar. A escola como um espaço
democrático e participativo passou também a ser um espaço inclusivo, principal objetivo da
equipe gestora em prol do desenvolvimento da pessoa no seu exercício para a cidadania. O uso
do computador pelos alunos com deficiências veio contribuir no ensino aprendizagem dos
discentes. Na reflexão do grupo de professores que participaram da Adaptação Curriculares
muitas ações foram efetivadas, mudanças foram realizadas e o projeto político pedagógico foi
reelaborado. O uso das tecnologias da informação e comunicação foi fundamental na elaboração
das adaptações necessárias para que os PNEs sentir-se incluídos e participantes da
comunidade escolar.