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dc.contributor.advisorHoelzel, Carlos Gustavo Martins
dc.creatorFagan, Daiane
dc.date.accessioned2016-06-30T14:59:46Z
dc.date.available2016-06-30T14:59:46Z
dc.date.issued2011-10-15
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1812
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper seeks to understand and systematize the question of mental images in digital media through a structuralist semiotic approach. To this end, an analysis of virtual tools that the Ministry of Education uses to communicate with teachers and students will be realized. Observing how the communication is established between the Media Center of MEC and its target audience is the general objective of this analysis, since this topic deals with issues that go beyond the simple exchange of information, going far beyond the decoding of signs. Deepening studies on the concepts, models and methods in the analysis of visual signs and what we can find between the lines of these texts are part of our proposal. To describe and develop this study I find support in the theory of Moreira (2000). Also, to address the structuralist semiotic perspective, I am based on Saussure (1986) and Greimas (1975), among other authors. The development of this work is done through a literature review which aims to raise the main theoretical aspects of structuralist semiotics and also of the issue related to mental images.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemiótica estruturalistapor
dc.subjectEnunciador e enunciatáriopor
dc.subjectImagens mentaispor
dc.titleO processo de construção de imagens mentais a partir da leitura em meios digitais, por meio de uma abordagem semiótica estruturalistapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender e sistematizar a questão das imagens mentais em meios digitais, por meio de uma abordagem semiótica estruturalista. Para tanto, será realizada uma análise das peças virtuais que o Ministério da Educação utiliza para comunicar-se com professores e alunos. Observar como se estabelece a comunicação entre a Central de Mídias do MEC e o seu público-alvo é o objetivo geral desta proposta de análise, já que o tema trata de questões que perpassam a simples troca de informações, indo muito além da decodificação de signos. Aprofundar estudos sobre os conceitos, modelos e métodos nas análises dos signos visuais e o que podemos encontrar nas entrelinhas destes textos é parte de nossa proposta. Para descrever e desenvolver este estudo, buscarei apoio na teoria de Moreira (2000). Também, para tratar da perspectiva semiótica estruturalista, utilizarei autores como Saussure (1986) e Greimas (1975), entre outros. O desenvolvimento deste trabalho será efetuado por meio de uma revisão bibliográfica que visa levantar os principais aspectos teóricos da semiótica estruturalista e também da questão relacionada às imagens mentais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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