dc.contributor.advisor | Hoelzel, Carlos Gustavo Martins | |
dc.creator | Fagan, Daiane | |
dc.date.accessioned | 2016-06-30T14:59:46Z | |
dc.date.available | 2016-06-30T14:59:46Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1812 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper seeks to understand and systematize the question of mental images in
digital media through a structuralist semiotic approach. To this end, an analysis of
virtual tools that the Ministry of Education uses to communicate with teachers and
students will be realized. Observing how the communication is established between the
Media Center of MEC and its target audience is the general objective of this analysis,
since this topic deals with issues that go beyond the simple exchange of information,
going far beyond the decoding of signs. Deepening studies on the concepts, models
and methods in the analysis of visual signs and what we can find between the lines of
these texts are part of our proposal. To describe and develop this study I find support in
the theory of Moreira (2000). Also, to address the structuralist semiotic perspective, I
am based on Saussure (1986) and Greimas (1975), among other authors. The
development of this work is done through a literature review which aims to raise the
main theoretical aspects of structuralist semiotics and also of the issue related to
mental images. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Semiótica estruturalista | por |
dc.subject | Enunciador e enunciatário | por |
dc.subject | Imagens mentais | por |
dc.title | O processo de construção de imagens mentais a partir da leitura em meios digitais, por meio de uma abordagem semiótica estruturalista | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender e sistematizar a questão das imagens
mentais em meios digitais, por meio de uma abordagem semiótica estruturalista. Para
tanto, será realizada uma análise das peças virtuais que o Ministério da Educação
utiliza para comunicar-se com professores e alunos. Observar como se estabelece a
comunicação entre a Central de Mídias do MEC e o seu público-alvo é o objetivo geral
desta proposta de análise, já que o tema trata de questões que perpassam a simples
troca de informações, indo muito além da decodificação de signos. Aprofundar estudos
sobre os conceitos, modelos e métodos nas análises dos signos visuais e o que
podemos encontrar nas entrelinhas destes textos é parte de nossa proposta. Para
descrever e desenvolver este estudo, buscarei apoio na teoria de Moreira (2000).
Também, para tratar da perspectiva semiótica estruturalista, utilizarei autores como
Saussure (1986) e Greimas (1975), entre outros. O desenvolvimento deste trabalho
será efetuado por meio de uma revisão bibliográfica que visa levantar os principais
aspectos teóricos da semiótica estruturalista e também da questão relacionada às
imagens mentais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |