O processo de construção de imagens mentais a partir da leitura em meios digitais, por meio de uma abordagem semiótica estruturalista
Resumo
O presente trabalho busca compreender e sistematizar a questão das imagens
mentais em meios digitais, por meio de uma abordagem semiótica estruturalista. Para
tanto, será realizada uma análise das peças virtuais que o Ministério da Educação
utiliza para comunicar-se com professores e alunos. Observar como se estabelece a
comunicação entre a Central de Mídias do MEC e o seu público-alvo é o objetivo geral
desta proposta de análise, já que o tema trata de questões que perpassam a simples
troca de informações, indo muito além da decodificação de signos. Aprofundar estudos
sobre os conceitos, modelos e métodos nas análises dos signos visuais e o que
podemos encontrar nas entrelinhas destes textos é parte de nossa proposta. Para
descrever e desenvolver este estudo, buscarei apoio na teoria de Moreira (2000).
Também, para tratar da perspectiva semiótica estruturalista, utilizarei autores como
Saussure (1986) e Greimas (1975), entre outros. O desenvolvimento deste trabalho
será efetuado por meio de uma revisão bibliográfica que visa levantar os principais
aspectos teóricos da semiótica estruturalista e também da questão relacionada às
imagens mentais.