"O Show de Truman" na perspectiva da "mídia vídeo": uma análise crítica no processo de ensino e aprendizagem
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a importância da utilização da “mídia vídeo” no processo ensino e
aprendizagem. No relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática. O trabalho realizado
com vinte e um alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual analisa o tema do reality
show inserido no filme “O Show de Truman – O Show da Vida”. O propósito é analisar como a sociedade
de consumo recebe as imagens referentes ao reality show, e como os idealizadores do programa
conseguem manipular a consciência do telespectador. A análise realizada pelo grupo de alunos e
professora evidencia que o longa-metragem é, sobretudo, uma reflexão do poder que a mídia exerce sobre
as pessoas e os padrões de consumo e comportamento existentes. A discussão é realizada seguindo alguns
passos metodológicos que serão apresentados no trabalho, tendo presente a relação do tema com a
indústria cultural. Pode-se afirmar que a “mídia vídeo” contribui efetivamente no processo ensino e
aprendizagem, podendo ser amplamente utilizada pelos educadores.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]