Ensino-aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental
Resumo
A inclusão escolar a cada dia ganha mais força, novos estudos, novas pesquisas são feitas mostrando que a educação especial é viável e a inclusão escolar uma realidade. O respeito pelas diferenças é o primordial para o sucesso da inclusão escolar, todos nós temos alguma dificuldade, alguns mais outros menos. O aluno com dificuldade de ensino deve ser estimulado e respeitado, as particularidades de cada um não podem ser postas de lado. Entre os alunos com dificuldade de aprendizagem encontram-se os surdos, pessoas com total condição de aprendizagem, porém não escutam, o que dificulta o ensino-aprendizado. Todavia, para o aluno surdo freqüentar a escola regular é preciso uma série de adequações a ser feitas para melhor atendê-lo: sala de recursos, professores capacitados, intérprete presente na sala de aula, classe especial (turma formada por alunos surdos ou com dificuldade de aprendizagem), mas, este aluno para estar em uma escola regular ele deve vir da Escola Especial de onde adquiriu o conhecimento de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, essencial para o seu aprendizado na Escola Regular. Através da pesquisa bibliográfica tenta-se evidenciar o ensino-aprendizagem do aluno surdo no Ensino Fundamental e apresentar as dificuldades enfrentadas pelo mesmo e professor. Onde se pode perceber que a maior dificuldade está em obter uma metodologia, plano de aula e práticas pedagógicas que contemplem o aluno surdo em sala de aula regular.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: