Influência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentos
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Data
2019-07-05Autor
Silva, Priscila Rodrigues da
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Esta pesquisa analisa a influência do capital psicológico na capacidade de absorção e transferência de conhecimentos de alunos do curso de Ciências Contábeis. Pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa dos dados, abrangeu a participação de 235 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado presencialmente em salas de aula. A análise dos dados foi realizada com Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados demonstram a influência direta do capital psicológico na capacidade de absorção de conhecimentos dos alunos e uma influência indireta do capital psicológico na transferência de conhecimentos, mediada pela capacidade absortiva. Constatou-se que alunos do curso de Ciências Contábeis que possuem maior capital psicológico são mais propensos a desenvolver sua capacidade de absorção e, posteriormente, realizar a transferência de conhecimentos. Estas evidências mostram que quando os alunos desenvolvem seu capital psicológico, sua capacidade de absorção de novos conhecimentos é potencializada. Nestas condições, sua capacidade para transferir novos conhecimentos é elevada. Estas evidências indicam que a capacidade absortiva dos alunos atua como mediadora da relação entre o capital psicológico e transferência de conhecimentos. Esta mediação é completa, em que os efeitos do capital psicológico são indiretos na transferência de conhecimentos. Estes resultados permitem concluir que alunos com maior capital psicológico são mais propensos a desenvolver sua capacidade para adquirir, assimilar, transformar e aplicar novos conhecimentos, sendo capazes de transferir conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Contábeis as suas atividades de trabalho. Estes achados contribuem ao entendimento dos efeitos de duas importantes capacidades psicológicas na capacidade de transferência de conhecimentos, bem como na identificação de variáveis contextuais que explicam diferenças individuais na amostra analisada.
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- TCC Ciências Contábeis [639]