Evidências da relação entre características comportamentais empreendedoras, intenção empreendedora e modelos de gestão
Resumo
Este estudo analisa a relação entre a maturidade dos modelos de gestão das empresas juniores e o comportamento empreendedor de seus membros, investigado a partir das características comportamentais empreendedoras e da intenção empreendedora. A pesquisa de cunho descritivo foi realizada por meio de levantamento e abordagem quantitativa dos dados, alcançou 151 estudantes participantes de empresas juniores associadas a FEJERS. Os resultados mostram que nem todos os estudantes participantes da pesquisa apresentam as características comportamentais empreendedoras pesquisadas. Daqueles que apresentam, predominam as características relacionadas a comprometimento e busca de informações. As características que apresentam menor frequência na amostra analisada são correr riscos calculados e persistência. Em relação a intenção empreendedora, os resultados também diferem entre a amostra analisada, havendo alunos que não apresentam tal comportamento. Quanto ao nível de maturidade dos modelos de gestão das empresas juniores participantes do estudo, 11 destas encontram-se nos níveis de clusterização mais elevados (quatro e cinco), o que indica maior maturidade em sistemas de gestão. A análise da relação entre as variáveis estudadas permite concluir que, na amostra analisada, há relação entre determinadas características comportamentais empreendedoras e a intenção dos estudantes em empreender. Porém, não encontrou-se evidências de uma associação direta entre estas variáveis e o nível de maturidade dos modelos de gestão. Os resultados encontrados forneceram indícios de que tal influência deve ocorrer a partir do tempo de permanência dos alunos nas empresas juniores, uma vez que há relação positiva e significativa entre o tempo de permanência dos estudantes nas EJ’s e os modelos de gestão adotados por estas entidades. Assim, acredita-se que esta é uma condição necessária para que os efeitos dos modelos de gestão possam refletir em melhor comportamento empreendedor.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]