Análise das expectativas de carreira e o nível de satisfação dos alunos de Ciências Contábeis
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-04Autor
Scapin, Margielen Stefanello
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar relações entre as expectativas de carreira e o nível de satisfação com o curso, dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Esse trabalho é motivado pelo interesse em analisar quais as potencialidades e deficiências do curso na percepção dos alunos e suas expectativas de carreira como bacharel em Ciências Contábeis. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento com abordagem quantitativa e descritiva, no primeiro semestre de 2019. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a 184 alunos que cursavam entre o segundo e o nono semestre. Os resultados apontam que 80% dos alunos participantes já entraram no curso com alguma expectativa de carreira. Desses, 36% mudaram sua expectativa ao longo do curso, motivados pelo nível de envolvimento com ações do curso e por seu interesse no mesmo, sem impacto de itens relacionados à satisfação com a graduação. Dentre os fatores para a escolha e/ ou mudança da expectativa estão a estabilidade financeira, o amplo mercado de trabalho e remuneração. A carreira mais assinalada nos três momentos de decisão investigados foi a de Concurso Público. Sobre a satisfação com o curso, os alunos de forma geral mostram-se satisfeitos com o curso, com uma média geral de 8,21, assim como tendem a falar coisas boas sobre o mesmo e recomendar a outras pessoas. Diferente do esperado, a decisão de carreira do acadêmico antes ou após o ingresso na graduação não influencia sua percepção de satisfação com o curso. O trabalho contribui para professores e coordenação do curso, ao apresentar aspectos detalhados em diferentes níveis de satisfação dos acadêmicos.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]