Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação
Resumo
O componente curricular Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (para simplificar, TICs), organizado como uma disciplina de 60 horas, tem como objetivos gerais: - apresentar as TICs, situando sua importância no mundo contemporâneo; - estudar as principais características das TICs, relacionando-as aos processos de ensino e de aprendizagem; - fazer um estudo crítico dos potenciais e dos limites das TICs em relação à educação; e - oferecer oportunidades e experiências formativas quanto ao uso das TICS na educação. Para dar conta desses objetivos, o trabalho na disciplina está organizado em quatro grandes unidades. Na primeira unidade, iremos contextualizar as TICs, situando-as historicamente e caracterizando-as. A segunda unidade se ocupará em analisar as mídias e os modos de organização das TICs. Na terceira, vamos tratar dos impactos das TICs sobre as práticas de linguagem, o que deve preparar o campo para o trabalho na quarta unidade, que tem como foco a relação e as aplicações das TICS no que se refere à educação. Essa relação que pode ser vista como um objetivo presente (ainda que implicitamente) ao longo de toda a disciplina. O trabalho será conduzido numa relação intensa entre teoria e prática, de forma que a própria prática na disciplina deve servir de subsídio para a reflexão e a discussão sobre as TICs. Em função disso, a avaliação levará em conta a participação nas tarefas, encontros e discussões, bem como a capacidade de sistematizar as aprendizagens realizadas.
Coleções
- Ebooks (Livros) [325]
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