O uso pedagógico do computador: um desafio para o novo educador

Visualizar/ Abrir
Data
2011-10-30Autor
Saldanha, Luiza Helena Acosta
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo busca comprovar que a utilização do computador como recurso
metodológico dinamiza a prática docente e favorece a aprendizagem dos alunos,
auxiliando na melhoria das habilidades de leitura e interpretação. Para a construção
do mesmo foi realizado um estudo de caso com alunos do 3° ano do ensino
fundamental da E.E. EM.General Jose Antonio Flores da Cunha, em Sant’Ana do
Livramento/RS. Durante a experiência, foi observado que o uso do computador
contribui para a melhoria da aprendizagem dos alunos e favorece a construção do
conhecimento, o que comprova ser necessário mudar os modelos tradicionais de
ensino, atualizando a prática pedagógica. Cabe então aos educadores, diante das
mudanças culturais, absorver a ideia de implantar um trabalho sério que contemple o
diferente, o novo, para que realmente sua aula traga um diferencial para a
aprendizagem dos alunos, que exerça uma atitude diferente da convencional, no
qual ele não é mais o único que exerce a função de ensinar; mas, sim, torna-se um
orientador no processo de construção do conhecimento, no qual o aluno tenha um
espaço para dividir suas experiências e compartilhar dúvidas e aprendizagens.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: