Estudo multicaso das escolas da zona rural do município de São José das Missões

Visualizar/ Abrir
Data
2009-08-08Autor
Pedrotti, Iolanda do Nascimento
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objeto de estudo uma análise da ação pedagógica das
escolas públicas do município de São José das Missões, particularmente unidades
escolares inseridas no meio rural. O tema escolhido tem como objetivo discutir qual
é o tipo de educação que vem sendo oferecida ao meio rural e quais são os
conceitos e os métodos utilizados. Tendo como base a pesquisa bibliográfica, a
metodologia visou aprofundar uma reflexão sobre o processo formativo. No primeiro
capítulo, abordamos a realidade social e econômica do município de São José das
Missões e a caracterização das escolas rurais do mesmo. No segundo capítulo,
enfocamos as peculiaridades e necessidades da escola do campo, baseando-nos
em aportes teóricos que evidenciam a Gestão Educacional e o compromisso com o
desenvolvimento rural como fatores de suma importância para a formação do
educando. O terceiro capítulo visa interpretar a identidade das escolas rurais de São
José das Missões e seus aportes teóricos: Regimento Escolar e Projeto Político
Pedagógico, abordando a função dos educadores, a escola como parceira no
desenvolvimento sustentável local e participação da família na escola do campo. É
na retomada, pela família, de seu papel educador; pela escola, do espaço público
que lhe cabe para a produção de conhecimento e a irradiação de uma cultura
popular que une, que constrói redes de solidariedade; vão construindo os projetos
de sociedade, de desenvolvimento, de agricultura e de educação básica do campo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: