A importância da literatura infanto-juvenil nas práticas em sala de aula com alunos com déficit cognitivo
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Data
2010-12-15Autor
Santos, Janaina Cardoso dos
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Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura infantil como fonte de enriquecimento,
aprendizagem e de inclusão das pessoas com necessidades especiais. Sabe-se que há uma
influência exercida pelo meio social sobre a obra de arte, neste mesmo tempo que a obra pode
exercer influência sobre o meio. Diante dessa possibilidade, a idéia de elaborar um trabalho
voltado para as pessoas com necessidade especiais junto à literatura infanto-juvenil vem como um
poderoso instrumento para o desenvolvimento do pensamento e da aprendizagem humana. A
literatura é uma arte que permite o leitor caminhar e percorrer universos diferentes. Nela, todos os
grupos sociais estão inseridos, de diferentes maneiras. As pessoas com necessidades especiais
precisam sentir escolher e manipular as palavras, as organizarem para que produzam um efeito que
vai além da sua significação. A literatura tem este papel, através de suas diferentes formas mostrar
a inclusão atuando em muitos papéis, como personagem, autor e leitor. A aplicação da literatura
envolve ações educativas, aspectos sociais e culturais, psicológicos, políticos, profissionais, a soma
de tudo isto constituirá a cidadania. Neste sentido a conclusão de todo um conjunto de observações
e atividades práticas realizadas na escola junto aos alunos com necessidades especiais e docentes
mostra a literatura infanto-juvenil atuando como facilitador de inclusão, promovendo a
identificação do leitor com os personagens e nos seus problemas. Quando ao desenvolvimento
cognitivo, o aumento do vocabulário na interpretação dos textos proporcionando momento de
novas leituras e possibilitando o leitor fazer inferências e novas releituras. O uso da reflexão,
criatividade, sensibilização sempre presente. A valorização da linguagem oral por ambas as partes
(professor/aluno), solidários na quebra de preconceito.
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