Professores e tecnologias: superando desafios para promover novas práticas pedagógicas
Resumo
Este artigo faz um estudo sobre as mudanças causadas no contexto educacional em decorrência
da inserção das tecnologias nas atividades desenvolvidas na escola. Objetiva-se desta forma
analisar como ocorre este processo de mudanças na prática pedagógica dos professores mediada
por tecnologias, analisando os fatores que contribuem e os que dificultam a sua efetivação. Esta
pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, apresentando uma abordagem qualitativa,
envolvendo pesquisa bibliográfica e utilizando como instrumento de coleta de dados o
questionário. O público alvo da pesquisa foram professores do ensino fundamental de uma escola
pública municipal do município de Cachoeira do Sul. Os resultados apontam para professores
conscientes da necessidade de capacitação para o aprendizado da utilização da tecnologia como
instrumento pedagógico, capaz de oferecer uma educação contextualizada, democrática e de
qualidade, e como fatores que dificultam este processo são apontados a falta de recursos
tecnológicos disponíveis na escola, a falta de conhecimento e domínio da tecnologia e as
barreiras impostas pelas equipes diretivas com perfil centralizador e burocrático que não
promovem nem incentivam o acesso e o uso das tecnologias durante a prática pedagógica.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: