Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado Junior, Felipe Stanque
dc.creatorSipmann, Laenir Ana Busanello
dc.date.accessioned2019-10-01T12:53:50Z
dc.date.available2019-10-01T12:53:50Z
dc.date.issued2010-10-03
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18459
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article is about a case study that examined how the teaching strategies used with the support of a collaborative blog contribute to the construction of knowledge in textual production, in Portuguese, for High School class, in a public school in Três de Maio, Brazil. This research was developed to the course of Specialization in Information and Communication Technologies apply at Education, as a final work, in Distance Education, in the UAB system by Federal University of Santa Maria, RS, during the year of 2010. This research was accomplished from July to August 2010, using qualitative methodology, through observation, evaluation of produced texts and questionnaire. The use of teaching strategies with the support of a collaborative blog built by students provided the writing of essay texts in which the educational objective was achieved in large part related to the construction of knowledge on argumentation. It aroused the students to be open to research, autonomy, critical thinking and the use of Internet as a support for learning networking.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBlog colaborativopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectCollaborative blogeng
dc.subjectText productioneng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.titleA contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RSpor
dc.title.alternativeThe contribution of the collaborative blog for the construction of knowledge in textual production with high school students: the study of a case in a public school in the municipality of Três de Maio, RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso que investigou como as estratégias didáticas empregadas com o apoio de um blog colaborativo contribuem para a construção de conhecimentos em produção textual, em Língua Portuguesa, para turma do Ensino Médio, de uma escola pública, de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, durante o ano de 2010. A pesquisa foi realizada no período de julho e agosto de 2010, utilizando a metodologia qualitativa, através da observação, avaliação dos textos produzidos e questionário. A utilização de estratégias didáticas com o apoio de um blog colaborativo construído pelos alunos proporcionou a construção de textos dissertativos onde o objetivo educacional foi atingido em grande parte no que se referia à construção de conhecimentos sobre argumentação. E despertou o gosto pela investigação, pela autonomia, espírito crítico e pelo uso da Internet como suporte para o aprendizado em rede.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto