Análise do tempo de reação, flexibilidade e agilidade em escolares no ensino médio cosiderando os diferentes clubes esportivos
Resumo
Este estudo analisou o tempo de reação, flexibilidade e agilidade em escolares
no Ensino Médio. O grupo de estudos foi composto de 45 adolescentes com
idades entre 15 e 18 anos praticantes dos clubes esportivos basquete, futsal,
ginástica e dança. A flexibilidade foi avaliada através do teste sentar e
alcançar, Johnson e Nelson (1979), a agilidade através do shuttle run, de
Johnson e Nelson (1979), o Tempo de Reação Simples (TRS) e de Escolha
(TRE) por um software criado por Pereira et al. (2007). Os resultados
mostraram uma superioridade nas médias dos testes flexibilidade (30,90 ±
5,26) e agilidade (10,40 ± 0,63) a favor do clube de futsal. Diferença
estatisticamente significativa na agilidade p=0,00 e flexibilidade p=0,00 entre os
clubes de futsal e basquetebol. Diferença entre meninos e meninas na
agilidade p=0,00. Estima-se que esses resultados possam contribuir para uma
reflexão do uso do esporte como conteúdo da educação física escolar.
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