Uso das tecnologias na educação superior presencial e a distância: a visão dos professores
Resumo
É possível reconhecer nas tecnologias um potencial formativo que pode contribui para ampliação dos espaços e dos tempos pedagógicos, para a flexibilização do currículo, para o aumento da interação entre professor-alunos e alunos-alunos tanto na educação presencial quanto na educação a distância. A partir dessa premissa, buscou-se nesse trabalho investigar como ocorre o uso de tecnologias aplicadas a educação superior presencial e a distância pelos professores
universitários sob o ponto de vista dos mesmos. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e os
dados foram coletados através de um questionário online aplicado a vinte e dois professores que
trabalham tanto na educação superior presencial quanto a distância. As informações coletadas
foram trabalhadas através da análise de conteúdo. Alguns dos resultados da pesquisa foram:
todos os professores utilizam tecnologias em seu trabalho docente, alguns de forma mais
freqüente e diversificada, outros nem tanto; algumas tecnologias são mais utilizadas na educação
presencial, outras na educação a distância; a maioria dos professores possui formação para o uso
das tecnologias da informação e comunicação aplicadas a educação; foi significativo o indicativo
da falta de formação para os professores usarem de maneira adequada as tecnologias; recebeu
destaque o uso da internet, do moodle e do e-mail; a maior parte dos professores reconheceu a
existência de diferenças no uso das tecnologias na educação presencial e a distância e atribuíram
isso a diversos fatores; os professores apontam muitas vantagens para o uso das tecnologias
aplicadas a educação e reconhecem algumas desvantagens e; grande parte dos professores
acredita que as tecnologias estimulam aprendizagens.
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...