dc.contributor.advisor | Cassal, Marcos Luis | |
dc.creator | Farias, Fatima Valderes Viana Machado | |
dc.date.accessioned | 2016-07-06T14:24:23Z | |
dc.date.available | 2016-07-06T14:24:23Z | |
dc.date.issued | 2010-11-06 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1850 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article aims to provide a reflection on what concerns the use of technological resources in
early childhood education in the teaching-learning process and to develop theoretical and practical
instruments involving multimedia resources, contribute to the construction of a reflexive action
in Teaching Early Childhood Education. The same was done through surveys and case studies of
the viability of educational practices involving students and teachers at a kindergarten school in the
urban periphery of the city of St. Anne of Deliverance. It is imperative to emphasize that the use of
technologies in early childhood education should be used in an interactive environment, formed by
various multimedia features, such as books, toys, DVDs, games, making the environment pleasant
and conducive to the needs of the child's kindergarten.Faced with the need to develop support
material for such reflection, he took advantage of the opportunity to experience these technological
tools and resources from the work with students aged 04 to 05 years of that school, where they
explored the works of the author Cecilia Meireles, within the context of artistic and cultural project,
sponsored by the City Department of Education, | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Multimídia | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.title | O uso dos recursos de multimídia em sala de aula na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The use of multimedia resources in the classroom in kindergarten | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o que se refere à utilização de
recursos tecnológicos na educação infantil no processo ensino-aprendizagem, bem como
desenvolver instrumentos teórico-práticos que envolvam os recursos de multimídia, contribuam
para a construção de uma ação reflexiva na docência da Educação Infantil. O mesmo foi realizado
através de pesquisas e estudos de caso de viabilização de práticas educacionais envolvendo
alunos e professores de uma escola de Educação Infantil da periferia urbana do Município de
Sant’Ana do Livramento. É imprescindível destacar que o uso das tecnologias na Educação
Infantil deve ser utilizado num ambiente interativo, formado por diversos recursos de multimídia,
como, livros, brinquedos, DVD, jogos, tornando o ambiente prazeroso e condizente com as
necessidades da criança da Educação Infantil. Diante da necessidade de elaborar material para
subsidiar tal reflexão, aproveitou-se da oportunidade de vivenciar esses instrumentos e recursos
tecnológicos a partir do trabalho desenvolvido com os alunos em idade de 04 a 05 anos da
referida escola, onde os mesmos exploraram obras da autora Cecília Meireles, dentro do contexto
do Projeto artístico-cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |