O uso dos recursos de multimídia em sala de aula na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2010-11-06Autor
Farias, Fatima Valderes Viana Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o que se refere à utilização de
recursos tecnológicos na educação infantil no processo ensino-aprendizagem, bem como
desenvolver instrumentos teórico-práticos que envolvam os recursos de multimídia, contribuam
para a construção de uma ação reflexiva na docência da Educação Infantil. O mesmo foi realizado
através de pesquisas e estudos de caso de viabilização de práticas educacionais envolvendo
alunos e professores de uma escola de Educação Infantil da periferia urbana do Município de
Sant’Ana do Livramento. É imprescindível destacar que o uso das tecnologias na Educação
Infantil deve ser utilizado num ambiente interativo, formado por diversos recursos de multimídia,
como, livros, brinquedos, DVD, jogos, tornando o ambiente prazeroso e condizente com as
necessidades da criança da Educação Infantil. Diante da necessidade de elaborar material para
subsidiar tal reflexão, aproveitou-se da oportunidade de vivenciar esses instrumentos e recursos
tecnológicos a partir do trabalho desenvolvido com os alunos em idade de 04 a 05 anos da
referida escola, onde os mesmos exploraram obras da autora Cecília Meireles, dentro do contexto
do Projeto artístico-cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.