Comportamento dos consumidores de frutas e hortaliças: um survey na região central do Rio Grande do Sul
Resumo
O consumo é uma relação bilateral, onde o bem é adquirido através da relação entre pelo menos dois indivíduos, sendo importante uma análise do consumo através da abordagem de algumas vertentes da teoria econômica, buscando entender as influências dos elementos teóricos no comportamento dos consumidores. A Teoria neoclássica analisa o individuo como ser racional, que realiza suas compras baseadas no preço e restrições orçamentárias. A Economia Institucional é uma ramificação da Teoria econômica e subdivide-se em duas vertentes: A Economia Institucional (ou Velha Economia Institucional) e a Nova Economia Institucional. Ao longo desse estudo ambas teorias foram utilizadas para a realização da análise, onde a primeira tem seu foco nos hábitos de consumo e a segunda vertente nas transações. Desta forma o foco da pesquisa é analisar o comportamento dos consumidores da região central do RS à luz das teorias econômicas. A metodologia utilizada foi um survey realizada no município de Santa Maria – RS, principal centro comercial da região central do RS. Foram entrevistados 384 consumidores, abordados aleatoriamente nos supermercados e rodoviária, a estratificação utilizada pela pesquisa foi à renda, bem como para análise dos dados. Em linhas gerais o resultado demonstrou que os consumidores de renda menor apresentam um comportamento dos postulados da Teoria neoclássica, devido a restrições orçamentárias, com a forte influência dos preços. Os consumidores com rendas intermediárias são influenciadas por aspectos de hábitos e preferências, conforme a economia institucional. E os consumidores com rendas acima de cinco salários mínimos demonstram maior preocupação com aspectos relacionados aos custos de transações, da nova economia institucional, porém os consumidores que mais valorizam estes aspectos relacionados a teoria são os consumidores com renda acima de quinze salários mínimos. O consumo de frutas e hortaliças aumentou em concomitância com a renda dos consumidores, bem como o consumo de produtos orgânicos e certificados.
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