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dc.creatorSilva, Cristiane Camargo da
dc.date.accessioned2019-10-17T11:37:10Z
dc.date.available2019-10-17T11:37:10Z
dc.date.issued2006-07-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18607
dc.description.abstractThe present study was carried out in two non-government organizations, CAPA - Center of Support to the small farm worker- and MST - movement of the landless farm workers, from October 2005 to February 2006, aiming to analyze the use of the internet by these organizations in order to promote the rural development. The methodology employed was a combination of quantitative and qualitative techniques called “Q methodology”. Its use implies three stages: i) qualified informants were used to build the statements to be tested for the directed sample; ii) these statements were administered to 32 members of these social movements for them to classify; iii) the results were analyzed using a statistical program called PCQ (factorial analysis). The results led to the existence of four factors (groups of people), where all of them perceived the importance of the internet for the rural development. The factor A (internet & the organizations) believes that the collective appropriation, through entities, can be a better way to take advantage of Internet than a single farm worker’s appropriation. The factor B ( the internet & subjects) is worried about the appropriation by the small farm worker. The factor C ( the internet – politics) it is concerned about the people's possibilities to use Internet, since there are not enough public resources to facilitate access to internet in the countryside. The factor D ( the internet & broadcasting strategies) is concerned about the strategies to broadcast the movement. By analyzing all these factors, it is observed that all agree in internet as a great possibility of development for the farm workers and rural organizations, like MST, because permits to obtain information and also to interact among the people involved (generating empowerment). The present study concluded that nowadays the social organizations that promote rural development should use this democratic network called 'internet'.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInternetpor
dc.subjectSociedade do conhecimentopor
dc.subjectDesenvolvimento ruralpor
dc.subjectKnowledge societyeng
dc.subjectRural developmenteng
dc.subjectQ methodologyeng
dc.titleA utilização da internet por organizações não-governamentais que promovam o desenvolvimento ruralpor
dc.title.alternativeThe use of internet by non-governmental organizations that promote rural developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo foi realizado com duas Organizações Não Governamentais, o CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor e o MST – Movimento Sem Terra, no período de outubro de 2005 a fevereiro de 2006, com a finalidade de analisar a questão da utilização da Internet por ONGs que promovam o desenvolvimento rural. A metodologia utilizada foi a Metodologia Q. Sua aplicação possui três etapas: Trabalhou-se primeiramente com informantes qualificados a fim de construir as afirmações necessárias para a condução da metodologia; De posse das afirmações administrou-se estas, a 32 integrantes das ONGs elencadas , a fim de buscar a visão dos mesmos; A análise dos resultados contou com o auxílio de um programa estatístico denominado PCQ. Os resultados obtidos conduziram a existência de 4 fatores (grupos de indivíduos), onde todos percebem a importância da utilização da Internet para o desenvolvimento rural: O Fator A – Internet – Organizações acredita que a apropriação coletiva, via entidades, pode ter um melhor aproveitamento do que a apropriação do pequeno produtor como indivíduo. O Fator B – Internet – Indivíduos preocupa-se com a apropriação pelo pequeno produtor rural. O Fator C – Internet – Políticas preocupa-se com o acesso dos indivíduos, observa que faltam recursos públicos para viabilizar a utilização da Internet no meio rural. O Fator D – Internet – Estratégias de Difusão preocupa-se com as estratégias para difundi-la. Com a análise desses fatores observa-se que os indivíduos que compõem essa amostra acreditam que a Internet representa uma grande possibilidade para o homem do campo e para aqueles que almejam ser produtores rurais, componentes do Movimento Sem-Terra, como fator de apropriação da informação e de inter-relação entre seu grupo social para a difusão do conhecimento. O presente estudo chegou à conclusão que, hoje, os movimentos sociais voltados para o desenvolvimento rural, que visualizam o empoderamento social do homem do campo, não podem mais existir sem a existência de uma rede descentrada e democrática chamada Internet.por
dc.contributor.advisor1Silveira, Ada Cristina Machado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0962895520743039por
dc.contributor.referee1Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1075373845442641por
dc.contributor.referee2Benevenuto Junior, Alvaro Fraga Moreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539046825019458por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4472615232928490por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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