Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorBrasil, Neila Alexandra de Azambuja
dc.date.accessioned2019-10-29T19:38:59Z
dc.date.available2019-10-29T19:38:59Z
dc.date.issued2019-08-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationBRASIL, N. A. A. Estágio como processo formativo na educação infantil: ressignificando os espaços. 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18693
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019.por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEspaçospor
dc.titleEstágio como processo formativo na educação infantil: ressignificando os espaçospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo semestre de 2018, em uma Escola Municipal da zona oeste do Município de Santa Maria, RS,em uma turma de Pré-Escola. Tem por objetivo interpretar a prática de estágio, através das narrativas de uma docência com crianças, uma docência intencional que organiza os espaços e tempos que buscam superar uma rotina engessada; compreender os desafios da docência a partir dos espaços propostos através das escutas das crianças, dos registros e análises diárias e do relatório de estágio. Discutir os espaços físicos da sala e da escola, problematizando e organizando propostas, espaços de garantia dos direitos das crianças, das suas infâncias, do convívio com as diferenças na educação Infantil. O caminho metodológico construído partiu das narrativas do cotidiano, do vivido no estágio, da complexidade da docência no estágio, para quem inicia numa realidade em que precisa contrapor o que aprendeu, as teorias, os conhecimentos construídos, a legislação com as práticas cristalizadas da escola. São narrativas contadas, experiências vividas, trajetórias que assumem caminhos inesperados, presentes na memória dos registros e análises teórica realizadas diariamente, que serviam para pensar o planejamento para as crianças da turma pré A, para compreender os desafios da docência, os espaços propostos e organizados a partir das escutas das crianças.ParaLarossa (1996), o tempo das nossas vidas é, então, o tempo narrado; é o tempo articulado em uma história; é a história de nós mesmos, como somos capazes de imaginá- lo, interpretá-lo, contá-lo e dizer (nós).(p.468).Tais reflexões partem das teorias de Larrosa(2006), DCNEI, 2009, Parecer 20 das DCNEI, 2009, Ceppi e Zini (2013), Freire(1986), Horn (2004 e 2017), Farias (2011). Concluo que me constituí uma docente comprometida, que ousou, pois não tenho como ser diferente frente ao que vivi, que se apresentaram nas minhas narrativas, vivências, os desafios da docência durante o estágio, com crianças em espaços dentro e fora da sala, as interações entre as crianças, entre as crianças os adultos e as materialidades, a vida que as crianças davam nos espaços, o protagonismo na ocupação, a construção e reconstrução desses espaços. As crianças clamam por uma outra docência, uma outra instituição de educação infantil, por espaços coletivos abertos a criação, a invenção, a leveza da infância, pensados para as crianças, pelas crianças, onde suas vozes são ouvidas, escutadas e contempladas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples