Estudo de estabilidade de uma encosta em Faxinal do Soturno – RS
Resumo
No Rio Grande do Sul, não são raros registros de escorregamentos que afetam a
estrutura das rodovias, principalmente em épocas chuvosas. Na rodovia RS149, entre
as cidades de Faxinal do Soturno e Nova Palma, houve uma ruptura na pista,
associada a um escorregamento. O trecho afetado está localizado na base de uma
encosta junto à margem esquerda do rio Soturno. A encosta é coberta por material
coluvionar com evidências de escorregamentos rotacionais mais antigos e surgência
de água na sua base. Seu substrato constitui de arenitos da Formação Botucatu. O
objetivo principal desta pesquisa é compreender o processo que originou a ruptura da
rodovia caracterizando o movimento de massa e os materiais envolvidos; foram
realizados ensaios de laboratório para classificação do material e ensaios de
resistência ao cisalhamento, para obtenção dos parâmetros de resistência e com os
resultados foram executadas análises de estabilidade utilizando o software Slide. Foi
detectado na região movimentos de massa, como escorregamentos e rastejos. Estes
transformam a topografia, influenciando muito na drenagem superficial das águas. O
sistema de drenagem da rodovia hoje é completamente ineficiente. O acúmulo de
água ao lado da rodovia causa uma pressão não calculada na estrutura do aterro e
há também a saturação do solo, reduzindo a estabilidade do maciço, podendo levar
uma massa de solo ao escorregamento. Na análise da estabilidade, com o software
Slide, quando se utilizou os parâmetros de resistência ao cisalhamento para a
condição de grandes deformações, obteve-se valores de FS variando de 0,94 a 1,23.
Os parâmetros de resistência ao cisalhamento que levam o talude à ruptura situamse
entre a condição de pico e a de grandes deformações, indicando que a ruptura
inicial já envolvia um decréscimo de resistência considerável pelo acúmulo de
deformações. Tudo indica que a ruptura ocorreu devido à soma de vários fatores.
Acredita-se que solo sob o aterro da rodovia apresenta hoje uma resistência residual
onde já existe uma orientação das partículas, fazendo com que novas movimentações
ocorram facilmente. Outro fator importante, é a drenagem inadequada da rodovia,
contribuindo para instabilidade deste local.
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