A gestão democrática na educação infantil reflexões a partir de um estudo de caso em uma EMEI de Santa Maria - RS
Visualizar/ Abrir
Data
2014-12-05Autor
Ribeiro, Amanda de Cassia Borges
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo buscou analisar como as políticas públicas foram sendo construídas a partir de determinados contextos históricos e culturais bem como as concepções de crianças e infâncias e como a gestão democrática tem sido entendida e praticada no âmbito das escolas de educação infantil. O objetivo do estudo é investigar qual (is) as concepções que professoras, coordenadora e diretora de uma escola pública de Educação Infantil atribuem ao seu trabalho na perspectiva de gestão escolar democrática. A metodologia baseou-se em: 1) pesquisa bibliográfica da história da educação infantil no Brasil; 2) realização de entrevista semi-estruturada com um gestor de instituição de educação infantil, um coordenador, no intuito de investigar como a equipe entende a gestão e o papel do professor de Educação Infantil; 3) realização de entrevista estruturada com três professoras de Educação Infantil, para saber como percebem seu trabalho junto às crianças, e como são suas participações nas decisões junto à equipe diretiva. Realização das análises dos dados, priorizando a identificação de como se processa a gestão democrática nas instituições de educação infantil.Os dados apresentados apontam subsídios para a reflexão acerca das práticas de gestão democrática, em particular, no âmbito da Educação Infantil visando a garantia de qualidade nesta etapa da Educação Básica. Através das falas das professoras, e equipe diretiva da Escola Darcy Vargas, de modo geral, foi possível perceber que existe o entendimento que a gestão escolar democrática quando todos têm a oportunidade de participar de todos os assuntos que abrangem a escola. Foi gratificante realizar esta pesquisa nesta escola. A partir dos diálogos que estabeleci com essas pessoas, conhecimentos que abrangiam assuntos diversos que levo para toda uma vida.
Coleções
- Gestão Educacional [295]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: