Juventude e violência: uma proposta interdisciplinar na área das ciências humanas
Resumo
Este é o artigo de conclusão da Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (UFSM). Trata-se de um estudo de caso, uma pesquisa participante realizada no I.E. Luiz Guilherme do Prado Veppo. Escola de ensino médio, única no Rio Grande do Sul com uma proposta pedagógica interdisciplinar por áreas do conhecimento. Através da pesquisa participante diagnosticou-se a necessidade de elaborar uma proposta de intervenção com o tema juventude e violência por tratar-se de um tema inquietante desta comunidade escolar frente a índices de violência crescentes. Elaborou-se uma proposta de intervenção através de oficinas temáticas interdisciplinares com o objetivo geral que o jovem se perceba como sujeito pertencente, atuante em sua comunidade e através da reflexão perceber que existem outras formas de relacionar-se na sociedade sem o uso da violência. Cada disciplina que compõe a área das ciências humanas trabalhará com seus objetivos específicos. a) Sociologia: Reconhecer o jovem como protagonista de sua vida individual e social e que ele pode contribuir para a construção de uma sociedade não violência. b) Filosofia: Refletir sobre os valores éticos primordiais para a vida social e que esta reflexão o ajude perceber que é possível uma vida social não violenta. c) Despertar no jovem o sentimento de pertencimento ao espaço que ele ocupa conscientizando-o como sujeito transformador deste espaço. d) História: Compreender que o jovem e a violência como categoria social tem uma historicidade que muda conforme os contextos históricos.
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