Estudo de probabilidade utilizando o jogo do bingo
Resumo
O presente trabalho pretende apresentar uma aula inédita, baseada em uma metodologia diferenciada para auxiliar não apenas a compreensão dos alunos no conteúdo de Probabilidade, como também incentivar aos professores a trabalhar este tema, ressaltando o quanto é importante apresentar para os estudantes este conceito e suas aplicações antes da conclusão do Ensino Básico. A metodologia escolhida foi à aplicação do Jogo do Bingo, adaptado para o estudo da Probabilidade. A aula foi aplicada na cidade de Restinga Seca, na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, com os 29 alunos que compõem a turma 301. A pesquisa mostrou que a Probabilidade é pouco trabalhada no Ensino Médio devido, principalmente, a falta de tempo em vencer os conteúdos programados anteriormente e necessários a esta nova aprendizagem, como por exemplo, o conteúdo de Porcentagem. Para conhecer melhor a turma em que seria aplicada a aula inédita, foram feitas duas observações e aplicado um Questionário Diagnóstico, e após a aplicação do Jogo. Sendo os resultados analisados e divulgados na presente monografia de especialização.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: