A importância do brinquedo: análise dos materiais disponíveis no lar e na escola para a promoção do desenvolvimento motor da criança
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a disponibilidade de materiais no lar para a promoção do desenvolvimento motor de crianças da cidade de Santa Bárbara do Sul. Fizeram parte do estudo 15 famílias de crianças, matriculadas em uma instituição pública de Educação Infantil cadastradas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMECD), da cidade de Santa Bárbara do Sul, RS. Utilizou-se o questionário Affordances in the Home Enviroment for Motor Development – AHEMD – 18 -42 meses. O nível de escolaridade dos pais foi caracterizado individualmente. A escolaridade paterna mostrou que 54% dos pais das crianças possuem até o Ensino Médio completo. Já a escolaridade materna identificou que 54% delas, possuem Nível Superior Completo. Os materiais de Motricidade Grossa representaram em grande parte das residências avaliadas (54%) e a disponibilidade de brinquedos foi classificada como muito fraca. Observou-se que na maior parcela das residências (46%) as oportunidades de estimulação por meio de brinquedos de motricidade fina foram classificadas como boas e para finalizar os resultados da pontuação total encontrada nos lares para as oportunidades de estimulação motora. Foi possível perceber que 84% das residências avaliadas ofereceram oportunidades “médias” de estimulação motora às crianças.
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