dc.contributor.advisor | Coelho, Gilberto | |
dc.creator | Gomes, Róger Walteman | |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T15:18:35Z | |
dc.date.available | 2016-07-12T15:18:35Z | |
dc.date.issued | 2011-03 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1898 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | A Critical/Emancipatory Environmental Education (EE) searches a reeducation
of values, attitudes and affectivity with the environment, considering it
as an action locus. In this context, is from EE that is searched a new view on
the environmental collapse the post modern society is living nowadays.
Therefore, the present work has as a reason the importance of socialenvironmental
balance’s preservation, as well as the EE insertion in a school
environment of a private teaching institution in the township of Rio Grande/RS.
This research aim is to investigate, in a critical perspective, the presence and
the possibility of the Environmental Education insertion in the school routine,
through the discussion of the movie Wall-e. For that activity, was used a
qualitative approach, using the participant research as a tool. Starting from the
dialogue formulation with all students from the 4th grade and and a triangular
interview with two students individually from this class, were obtained the
necessary understanding to suggest the school supervisor the EE insertion as a
transversal topic in a near future. The reports and perceptions about the theme
were interrelated with the writing critical EE of several authors, as examples,
Loureiro, Guimarães, and Freire. Besides, the search is to bring the insertion in
the school sphere, for being a reorganizer between society-nature and also
society-society. In this way, it is possible to realize that students understand that
EE could change the environmental chaos, and also perceive the individual and
collective activities that would help the environment to keep a harmonic
balance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Globalização | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Complexidade | por |
dc.title | Por uma educação ambiental crítica/emancipatória: dialogando com alunos de uma escola privada no município de Rio Grande/RS | por |
dc.title.alternative | An environmental education for critical/emancipator: talking to students at a private school in the municipality of Rio Grande/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental (EA) Crítica/Emancipatória busca uma
reeducação de valores, atitudes, afetividade com o meio ambiente,
considerando este como um lócus de ações social. Nesse contexto, é a partir
da EA que se busca um novo olhar ao colapso ambiental no qual se encontra a
sociedade pós-moderna. Desta forma, o presente trabalho tem como
justificativa a importância da preservação do equilíbrio socioambiental, bem
como a inserção da EA no ambiente escolar em uma instituição de ensino
privado no Município de Rio Grande/RS. O objetivo da pesquisa é investigar,
em uma perspectiva crítica, a presença e a possibilidade de inserção da
Educação Ambiental no cotidiano escolar através da discussão do filme Wall-e.
Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, através do instrumento de
pesquisa participante. A partir da formulação de um diálogo, com toda a turma
da 4º série e entrevistas triangulares individuais com dois alunos desta turma,
obtiveram-se os conhecimentos necessários para propor a inserção da EA
como tema transversal nesta escola. Os relatos e percepções acerca da
temática foram inter-relacionados com escritos de vários autores da EA crítica,
como por exemplo, Loureiro e Guimarães e Freire. Além disso, busca-se trazer
a sua inserção no âmbito escolar, para que seja um estímulo a reorganização
das relações entre a sociedade-natureza, como também sociedade-sociedade.
Sendo assim, é possível perceber que os educandos entendem que a EA
poderá mudar o caos ambiental, bem como perceber que atividades individuais
e coletivas ajudarão a manter um equilíbrio harmônico no meio ambiente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |