Por uma educação ambiental crítica/emancipatória: dialogando com alunos de uma escola privada no município de Rio Grande/RS
Resumen
A Educação Ambiental (EA) Crítica/Emancipatória busca uma
reeducação de valores, atitudes, afetividade com o meio ambiente,
considerando este como um lócus de ações social. Nesse contexto, é a partir
da EA que se busca um novo olhar ao colapso ambiental no qual se encontra a
sociedade pós-moderna. Desta forma, o presente trabalho tem como
justificativa a importância da preservação do equilíbrio socioambiental, bem
como a inserção da EA no ambiente escolar em uma instituição de ensino
privado no Município de Rio Grande/RS. O objetivo da pesquisa é investigar,
em uma perspectiva crítica, a presença e a possibilidade de inserção da
Educação Ambiental no cotidiano escolar através da discussão do filme Wall-e.
Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, através do instrumento de
pesquisa participante. A partir da formulação de um diálogo, com toda a turma
da 4º série e entrevistas triangulares individuais com dois alunos desta turma,
obtiveram-se os conhecimentos necessários para propor a inserção da EA
como tema transversal nesta escola. Os relatos e percepções acerca da
temática foram inter-relacionados com escritos de vários autores da EA crítica,
como por exemplo, Loureiro e Guimarães e Freire. Além disso, busca-se trazer
a sua inserção no âmbito escolar, para que seja um estímulo a reorganização
das relações entre a sociedade-natureza, como também sociedade-sociedade.
Sendo assim, é possível perceber que os educandos entendem que a EA
poderá mudar o caos ambiental, bem como perceber que atividades individuais
e coletivas ajudarão a manter um equilíbrio harmônico no meio ambiente.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]