Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-19Terceiro membro da banca
Fuentes, Rodrigo Cardozo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e, junto ao Grupo Transformação – Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na EPT. Como objetivo geral estabeleceu-se analisar as relações do Trabalho Pedagógico na formação dos estudantes da EJA EPT no Campus Santo Augusto. E, como objetivos específicos elencaram-se: a) Contextualizar a historicidade da política da EJA EPT no Campus Santo Augusto; b) Caracterizar os estudantes da EJA EPT; c) Compreender as concepções dos professores acerca do Trabalho Pedagógico; e, d) Investigar as percepções dos estudantes com relação ao trabalho pedagógico desenvolvido no Campus. O estudo, de caráter qualitativo, que surge das inquietações e observações do pesquisador que é Técnico Administrativo em Educação (TAE) naquele campus, teve como orientação teórico-metodológica o Materialismo Histórico e Dialético (MHD) com base em Marx. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do primeiro e terceiro anos da EJA EPT, e os professores ligados diretamente com a modalidade. Os instrumentos utilizados para produção dos dados foram análise documental, questionário online semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, diário de campo, grupo focal e grupo de interlocução. As manifestações gravadas, transcritas e categorizadas, serviram de base para as análises e escrita dialéticas. Este trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro são apresentados os referenciais teórico-metodológicos que orientaram a pesquisa. No segundo capítulo faz-se um breve resgate histórico das políticas públicas para Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, a partir do século XIX, até os dias atuais. O terceiro capítulo, intitulado Trabalho Pedagógico: fundamentos e planejamento aborda a categoria Trabalho Pedagógico a partir do trabalho como princípio educativo, além de apresentar seu planejamento nos dispositivos legais do curso. No último capítulo dispõe-se sobre o Trabalho Pedagógico na práxis que se apoia nos fundamentos teóricos e no planejamento do TP, assim como, nas categorias centrais do MHD, para fazer as relações entre a teoria e a prática na busca pela transformação dos estudantes. Os resultados apontam para a necessidade de readequação curricular e de um projeto pedagógico coerente com as realidades e especificidades da EJA, assim como, para a ampliação da participação da classe trabalhadora nas decisões e na política da EJA EPT.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: