Recepção e acolhimento de estudantes beneficiários do programa de ações afirmativas (inclusão social e racial) na Universidade Federal de Santa Maria-RS
Resumo
A presente Dissertação tem como problema norteador da pesquisa a seguinte problemática:
Em que medida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está preparada para
receber e acolher os estudantes originários dessas Ações Afirmativas? Quais implicações
subjetivas decorrem dessas políticas públicas em educação? Este estudo tem como objetivo
geral compreender em que medida a Universidade Federal de Santa Maria está preparada
para receber e acolher os estudantes beneficiários do Programa de Ações Afirmativas
cotistas ingressantes pelo critério de seleção adotado pela Lei nº 12.711/2012 - Candidatos
que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, autodeclarados
pretos, pardos e indígenas, que são recebidos e acolhidos pela UFSM. Os objetivos
específicos são: reconhecer as políticas educacionais referentes ao acesso e permanência
do estudante na Universidade (Ensino Superior) no Brasil; verificar a eficácia da legislação
educacional (Lei 12.711/2012 e Resolução 011/2007 – UFSM) no âmbito da UFSM; analisar
e compreender as percepções acerca da qualidade da permanência de estudantes cotistas
da UFSM e estabelecer relação entre eficiência e eficácia da legislação educacional (Lei
12.711/2012 e Resolução 011/2007 – UFSM) e políticas públicas no ambiente universitário.
A metodologia proposta pela pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, com uma
abordagem qualitativa e emprego da metodologia das narrativas (auto)biográficas para obter
a percepção dos estudantes sobre sua permanência no percurso do curso que estão
realizando. Foram entrevistados estudantes declarados pretos e pardos, de graduação e de
baixa renda. Com a implementação do Programa de Ações Afirmativas na UFSM e da Lei
de Cotas para o Ensino Superior, houve também ampliação de medidas para acolher os
estudantes oriundos dessas políticas. Os resultados apresentam percepções em relação às
questões subjetivas e objetivas das relações dadas pela inserção dos estudantes cotistas no
ambiente universitário, como a existência de tensões nos relacionamentos no ambiente
acadêmico e a oferta de políticas de apoio a recepção e permanência do estudante na
UFSM.
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