Ecos do interior da região sul: mais de 70 anos de dedicação à música com o educador Anildo Diettrich
Resumo
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de
Pós-Graduação em Educação, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de
Santa Maria, tem como objetivo central investigar de que modo um educador como Anildo
Diettrich, sem formação acadêmica, desenvolveu um processo de ensino-aprendizagem de
música que se mantém há mais de 70 anos. Ademais, busca-se identificar quais as estratégias
metodológicas e práticas musicais utilizadas pelo regente em suas atividades educativas não
formais, desenvolvidas com alunos de diferentes faixas etárias e classes sociais. Ao mesmo
tempo, também se reflete acerca de sua trajetória de formação e as implicações de seu trabalho
nos contextos em que atuou. De abordagem qualitativa, esta investigação tem como
embasamento teórico pesquisas e estudos que se referem acerca de História de Vida, narrativas,
memória e experiência. Para a produção de dados foi realizado entrevistas, conversas, registros
documentais e fotográficos com vistas a compreender os objetivos propostos. A metodologia
adotada por Anildo Diettrich e suas atividades educacionais estão entrelaçadas com a sua
própria maneira de viver. Princípios éticos, religiosos, valores familiares, associados a traços
de metodologias da primeira fase de educadores musicais, são mesclados por Anildo Diettrich
com o objetivo de construir conhecimentos musicais, pois, sua concepção pedagógica é de que
a música é possível a todos. E nesse pensamento, Anildo adapta maneiras de construir o
conhecimento, sem perder de vista os traços de Hausmusik (música em casa) presentes em sua
pedagogia. Percebe-se, por intermédio da prática musical de Anildo, que nenhuma metodologia
é finita ou superior a outra, existindo a possibilidade de se completarem e se modificarem
quando em harmonia com as capacidades e a possibilidades de os alunos ultrapassarem seus
próprios limites. Anildo Diettrich esteve por um longo período incluído em uma sociedade que
tinha, especialmente nos corais, nas bandas, nos grupos musicais e artísticos, um modo de
expandir os relacionamentos, facilitando, assim, um grande elo cultural e social com a família
e seus modos de vida. Enquanto no passado de Anildo a música era um hábito, de certa forma
formativo, hoje ela é tratada apenas como entretenimento. A participação na música era
amadora, a maior preocupação era com o coletivo e o social. Atualmente, os músicos se
profissionalizam e o estudo da música vem se tornando cada vez mais individualizado. As
influências do educador Anildo Diettrich refletem em minha prática pedagógica, algumas
semelhantes, outras totalmente diferentes, fazendo-me pensar e repensar, construindo novas
significações e aprendizagens.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: