Formação continuada em educação física: uma análise a partir das categorias formação humana e formação docente
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar a Formação Continuada para a área da Educação Física, pautado na relação dialética entre Formação Docente e Formação Humana. O estudo fundamenta-se na dialética materialista, a partir das categorias de análise: Formação Continuada, Formação Docente e Formação Humana. Levando em consideração nosso estudo, e com base na Formação Continuada para professores de Educação Física, explicamos essa tríade da seguinte forma: o singular significa a Formação Continuada em Educação Física, o particular é a Formação Docente do professor, e o universal é a Formação Humana. Junto com a dialética materialista, utilizamos em um dos capítulos do nosso estudo, o estado da arte. Após a análise dos artigos, consideramos que há um limite na produção do conhecimento sobre o assunto Formação Continuada. Em muitos casos, a Formação Continuada sugere somente que os professores busquem essa formação como forma de continuar os estudos, mas não consideram as condições de trabalho deles. Nenhum dos artigos considera a Formação Humana do professor no processo de Formação Continuada. Nas categorias de análise, destacamos a Formação Humana relacionada com a cultura, visto que, toda cultura é uma construção histórica e social. A Formação Docente se destaca através do trabalho do professor, portanto, no processo do ser humano tornar-se humano, o trabalho é o principal mediador. Podemos inferir que uma Formação Continuada pautada na relação entre Formação Humana e Formação Docente para a área da Educação Física, é aquela que compreende o professor na sua singularidade, particularidade e universalidade. Entender o professor enquanto síntese de múltiplas determinações torna-se necessário no entendimento e desenvolvimento de um processo de Formação Continuada, para que esta se torne verdadeiramente, um salto qualitativo para a educação e para a Formação Humana.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Auto(trans)formações permanentes com professores do ensino médio regular: re-ad-mirando a docência e re-significando experiências
Freitas, Larissa Martins (2020-12-17)Esta tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta investigação, ... -
A formação [vocal] do sujeito [contratenor]
Souza, Daniel Torri (2015-07-16)A presente dissertação integra os trabalhos do grupo de pesquisa Floema Núcleo de estudos em estética e educação - e vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) ... -
A política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Dambrós, Gabriela (2015-12-15)A formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, ...