Natureza humana na educação em ciências: uma reflexão filosófica
Resumo
Esta pesquisa investiga como um grupo de professores, pós-graduandos em Ensino de Ciências, estabelece relações entre a natureza humana, a filosofia da educação e a epistemologia da ciência. A partir desta investigação foram feitas reflexões sobre as implicações da natureza humana na educação em ciências. Foi elaborado um conjunto de aulas e implementado em uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Tomamos como base teórica as ideias contidas em alguns escritos de Jacques Maritain, filósofo francês do século XX conhecido como neotomista. Nossa hipótese é que a relação entre a natureza humana e a filosofia da educação é direta, visto que o sistema educacional é erigido sobre um conceito de natureza humana que fundamenta o ser humano que se deseja educar e toda a ação educacional. A ciência, tal como a conhecemos a partir do século XVI, exerceu grande influência sobre os dois pontos acima citados; assim, compreender melhor como se dá essa relação através do pensamento de Jacques Maritain pode auxiliar o ensino de ciências a contribuir com o desenvolvimento humano integral. Os dados obtidos pelos instrumentos de pesquisa foram analisados através da Teoria Fundamentada (STRAUS E CORBIN, 2008; CHARMAZ, 2009), e os resultados revelaram que os participantes da pesquisa estabeleceram algumas relações entre os três temas supracitados, predominantemente de forma indireta, mas também de maneira direta. Os estudantes apresentaram evidências de que a filosofia da educação deve ser explicitada, que ela é influenciada pela visão de ser humano e que as concepções de ciência dos professores incidem sobre a sua prática docente. Além disso, a epistemologia da ciência apresentou potencialidade para ser fomentadora de discussões sobre os outros dois tópicos.
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